Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Acessibilidade | A + A -
FAMA Macapá : Sobre a CPA

Sobre a CPA


                  ​FACULDADE DE MACAPÁ - FAMA


                  A Comissão Própria de Avaliação (CPA) opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição, de sistematização e de prestação de informações solicitadas pelo INEP. Esta é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica (coordenação de curso, docente, técnico-administrativo e discente) e da sociedade civil organizada.


                  A autoavaliação conduzida pela CPA integra as avaliações interna e externas da IES, bem como utiliza-se de instrumentos complementares, como a Ouvidoria e Canal Conecta. 


                  A avaliação interna se dá por meio do Avaliar, questionário online aplicado geralmente entre os meses de outubro e novembro, cujos resultados são divulgados no mural da IES e estão disponíveis também na sala da CPA. 


                  As avaliações externas são realizadas pelo MEC, constituem-se por visitas in loco de cursos e da IES, que resultam em conceitos disponíveis em consultas públicas no sistema e-MEC. Para consultar os conceitos desta IES, acesse http://emec.mec.gov.br/ e faça a busca pela região ou pelo nome da IES. Esse processo possibilita a necessária transparência e a participação de toda a comunidade acadêmica nos processos avaliativos institucionais. Para tanto, a CPA realiza ações articuladas para a conscientização e a sensibilização da autoavaliação institucional, bem como a elaboração e organização de ações estratégicas para o envolvimento e participação de todos os envolvidos no programa.


                  São atribuições da CPA: produzir conhecimento e autoconhecimento que considere o conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição; identificar as causas dos problemas e deficiências; confirmar e promover a manutenção dos forças e potencialidades da IES; aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo; fortalecer as relações de cooperação entre os diversos fatores institucionais; tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade; julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos; prestar contas à sociedade, sempre numa abordagem construtiva e dialógica; e promover melhorias sistematizadas em todos os processos e procedimentos da IES.


                 A CPA da Faculdade de Macapá é composta pelos seguintes membros:


                  NOME                                                                        SEGMENTO REPRESENTADO


                  Cleyson Santos de Paiva                                           Coordenador da CPA


                  Helimara Baia Nogueira                                             Corpo Técnico-Administrativo


                  Sávio Ignácio de Jesus dos Santos Sarquis              Corpo Docente


                  Bruno Barros Cunha                                                  Corpo Discente


                  ​Valeska Sobreira Dias                                                Representante Sociedade Civil


Ademais, apresenta-se breve currículo dos membros supracitados:​


a) Cleyson Santos de Paiva: Engenheiro de Produção, Mestre em ciência e Tecnologia dos materiais. Possui experiencia como gerente da qualidade conforme ISO 9001 e ABNT NBR ISO/IEC 17025, além de gerente de produção, gerente comercial, gestor de planejamento e controle da produção, gerente de projetos; membro de Núcleo Docente Estruturante e membro de Colegiado de Curso. 


b) Helimara Baia Nogueira: Tecnóloga de Redes de Computadores, especialização em MBA em Gestão de Tecnologia da Informação na Universidade do Paraná - Unopar. 


c) Sávio Ignácio de Jesus dos Santos Sarquis: Graduação em Enfermagem e Obstetrícia, especialização em Saúde da Família, Coordenador do curso de Enfermagem, membro de Núcleo Docente Estruturante e membro de Colegiado de Curso. 


d) Bruno Barros Cunha: Graduação em andamento em Enfermagem de líder de turma; aluno assíduo e engajado, com bom desempenho escolar, comunicativo e com ótimo relacionamento com os discentes. 


e) Valeska Sobreira Dias: Graduada no curso de Bacharelado em Enfermagem, especializando-se em Enfermagem Obstétrica.


                  Cada membro foi atentamente alocado na composição da CPA para que a Faculdade de Macapá se desenvolva e cumpra a missão de “Melhorar a vida das pessoas por meio da educação responsável e de qualidade, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, contribuindo para o desenvolvimento de seus projetos de vida”

                  A Comissão desenvolve importante papel nos ciclos avaliativos internos e externos, participando ativamente na execução das avaliações institucionais, bem como nas análises de indicadores e resultados das avaliações externas. As ações da CPA são registradas por meio de atas de reuniões, bem como de relatórios de boas práticas, visando à mensuração de atividades voltadas a: sensibilização dos acadêmicos; ampla divulgação dos resultados da autoavaliação; traçar metas e estratégias para desenvolvimento do IES; e levantamento das melhorias realizadas. 

                 Esse time da CPA tem o maior zelo em fomentar a avaliação institucional na Faculdade de Macapá. Veja alguns momentos de atuação da nossa CPA: Foram realizadas reuniões com os líderes de cada um dos cursos, com seu respectivo coordenador de curso e com a participação de, pelo menos, um dos membros da CPA, além da coordenadora Acadêmica e com a Diretora da unidade conforme Figura 01, falando sobre a importância da participação dos alunos na avaliação institucional de modo que os líderes informaram espontaneamente seus números telefônicos e os mesmos receberam pelo WhatsApp imagens que ajudaram na sensibilização dos alunos, quando o questionário foi disponibilizado. Os alunos também receberam e-mail informando que já  poderiam realizar o avaliar e o mesmo aparecia no portal do aluno para que ele realizasse a avaliação, quando disponibilizada.

                                                                                                         Flowers in Chania
                                                             Figura 1 - Reunião com líderes de cada turma para falar sobre o andamento dos cursos e sobre o AVALIAR 2017.
 

Membros da CPA criaram peças para sensibilização dos alunos para realizarem o AVALIAR 2017.

                                                    a)                                                                                                 b)

                                                  Flowers in Chania Flowers in Chania
                                                
                                                        c)                                                                                                 d)

                                                  Flowers in Chania Flowers in Chania

Membros da CPA também utilizaram vídeos institucionais e breves explanações na entrada Faculdade de Macapá - FAMA para conscientizar professores, técnico-administrativos, alunos e coordenadores sobre a importância de se realizar o AVALIAR.

                                                                          Flowers in Chania
                                                                                             Figura 3 - Membro da CPA sensibilizando alunos na entrada da IES

No dia 7 do mês de fevereiro de 2018, foram convocados todos os professores, coordenadores, técnico-administrativos, diretora da unidade para divulgar os resultados da FAMA. Foram premiados os três professores que obtiveram as maiores notas no AVALIAR 2017 de acordo com o indicador de atuação do professor da Faculdade de Macapá – FAMA.

                                       Flowers in Chania
                                                                                       Figura 5 - Os professores que obtiveram nota máxima no AVALIAR 2017.

Apresentação dos resultados do AVALIAR para Líderes de Turma. Momento de troca de experiências.

                                                                                                           Flowers in Chania
                                                                                                            Figura 4 - Apresentação dos resultados do AVALIAR

Para esclarecimentos sobre os processos avaliativos da Faculdade de Macapá e informações sobre a CPA, entre em contato pelo e-mail: cleyson.paiva@kroton.com.br

​​
​​​​​​