FACULDADE DE MACAPÁ - FAMA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição, de sistematização e de prestação de informações solicitadas pelo INEP. Esta é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica (coordenação de curso, docente, técnico-administrativo e discente) e da sociedade civil organizada.
A autoavaliação conduzida pela CPA integra as avaliações interna e externas da IES, bem como utiliza-se de instrumentos complementares, como a Ouvidoria e Canal Conecta.
A avaliação interna se dá por meio do Avaliar, questionário online aplicado geralmente entre os meses de outubro e novembro, cujos resultados são divulgados no mural da IES e estão disponíveis também na sala da CPA.
As avaliações externas são realizadas pelo MEC, constituem-se por visitas in loco de cursos e da IES, que resultam em conceitos disponíveis em consultas públicas no sistema e-MEC. Para consultar os conceitos desta IES, acesse http://emec.mec.gov.br/ e faça a busca pela região ou pelo nome da IES. Esse processo possibilita a necessária transparência e a participação de toda a comunidade acadêmica nos processos avaliativos institucionais. Para tanto, a CPA realiza ações articuladas para a conscientização e a sensibilização da autoavaliação institucional, bem como a elaboração e organização de ações estratégicas para o envolvimento e participação de todos os envolvidos no programa.
São atribuições da CPA: produzir conhecimento e autoconhecimento que considere o conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição; identificar as causas dos problemas e deficiências; confirmar e promover a manutenção dos forças e potencialidades da IES; aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo; fortalecer as relações de cooperação entre os diversos fatores institucionais; tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade; julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos; prestar contas à sociedade, sempre numa abordagem construtiva e dialógica; e promover melhorias sistematizadas em todos os processos e procedimentos da IES.
A CPA da Faculdade de Macapá é composta pelos seguintes membros:
NOME SEGMENTO REPRESENTADO
Cleyson Santos de Paiva Coordenador da CPA
Helimara Baia Nogueira Corpo Técnico-Administrativo
Sávio Ignácio de Jesus dos Santos Sarquis Corpo Docente
Bruno Barros Cunha Corpo Discente
Valeska Sobreira Dias Representante Sociedade Civil
Ademais, apresenta-se breve currículo dos membros supracitados:
a) Cleyson Santos de Paiva: Engenheiro de Produção, Mestre em ciência e
Tecnologia dos materiais. Possui experiencia como gerente da qualidade
conforme ISO 9001 e ABNT NBR ISO/IEC 17025, além de gerente de
produção, gerente comercial, gestor de planejamento e controle da produção,
gerente de projetos; membro de Núcleo Docente Estruturante e membro de
Colegiado de Curso.
b) Helimara Baia Nogueira: Tecnóloga de Redes de Computadores,
especialização em MBA em Gestão de Tecnologia da Informação na
Universidade do Paraná - Unopar.
c) Sávio Ignácio de Jesus dos Santos Sarquis: Graduação em
Enfermagem e Obstetrícia, especialização em Saúde da Família,
Coordenador do curso de Enfermagem, membro de Núcleo Docente
Estruturante e membro de Colegiado de Curso.
d) Bruno Barros Cunha: Graduação em andamento em Enfermagem de líder
de turma; aluno assíduo e engajado, com bom desempenho escolar,
comunicativo e com ótimo relacionamento com os discentes.
e) Valeska Sobreira Dias: Graduada no curso de Bacharelado em
Enfermagem, especializando-se em Enfermagem Obstétrica.
Cada membro foi atentamente alocado na composição da CPA para que a Faculdade de Macapá se desenvolva e cumpra a missão de “Melhorar a vida das pessoas por meio da educação responsável e de qualidade, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, contribuindo para o desenvolvimento de seus projetos de vida”.
A Comissão desenvolve importante papel nos ciclos avaliativos internos e externos, participando ativamente na execução das avaliações institucionais, bem como nas análises de indicadores e resultados das avaliações externas. As ações da CPA são registradas por meio de atas de reuniões, bem como de relatórios de boas práticas, visando à mensuração de atividades voltadas a: sensibilização dos acadêmicos; ampla divulgação dos resultados da autoavaliação; traçar metas e estratégias para desenvolvimento do IES; e levantamento das melhorias realizadas.
Esse time da CPA tem o maior zelo em fomentar a avaliação institucional na Faculdade de Macapá. Veja alguns momentos de atuação da nossa CPA:
Foram realizadas reuniões com os líderes de cada um dos cursos, com seu respectivo coordenador de curso e com a participação de, pelo menos, um dos membros da CPA, além da coordenadora Acadêmica e com a Diretora da unidade conforme Figura 01, falando sobre a importância da participação dos alunos na avaliação institucional de modo que os líderes informaram espontaneamente seus números telefônicos e os mesmos receberam pelo WhatsApp imagens que ajudaram na sensibilização dos alunos, quando o questionário foi disponibilizado. Os alunos também receberam e-mail informando que já poderiam realizar o avaliar e o mesmo aparecia no portal do aluno para que ele realizasse a avaliação, quando disponibilizada.

Figura 1 - Reunião com líderes de cada turma para falar sobre o andamento dos cursos e sobre o AVALIAR 2017.